domingo, 6 de março de 2016

Artigo da UC_Educação e Sociedade em Redes

O Uso de redes sociais (facebook e twitter) como ferramenta do processo de ensino-aprendizagem em contexto online

Universidade Aberta, Portugal

Abstract
Social networks are very tools currently used by young people to make friends, share information and collaborate on ideas. With globalization and the development of ICT, Education has also undergone changes. Therefore there is a need for education to follow this development is not to be exceeded. This article aims to approach on the use of social networks as a tool in the teaching-learning process, its implications and limitations.

Keywords: social networks, facebook, twitter, teaching-learning process, online context.

Resumo
As redes sociais são ferramentas muito usadas atualmente pelos jovens para fazer amizades, partilhar informações e colaborarem em idéias. Com a globalização e o desenvolvimento das TICs, a Educação também sofreu transformações. Pois, há uma necessidade da educação acompanhar este desenvolvimento se não quer ficar ultrapassada. Neste artigo pretende-se abordar sobre o uso das redes sociais como ferramenta do processo de ensino-aprendizagem, suas implicações e limitações.
Palavras-chave: redes sociais, facebook, twitter, processo de ensino-aprendizagem, contexto online.

1.Introdução
Nos dias de hoje, é frequente reparar como os jovens e adolescentes fazem o uso de redes sociais para trocar idéias ou partilhar informações. A maioria deles, na faixa entre 7 anos à 18 anos de idade, passam o tempo todo nas redes sociais que chegam as vezes a esquecer de que existe um mundo real fora do virtual.
Com a globalização e a evolução das novas tecnologias, a Educação também foi sofrendo evoluções. As redes sociais, passaram a ser usadas com muita frequência pelos jovens e adolescentes para trocar informações, criar amizades, grupos sociais. Isto tudo foi originando laços fortes e criando comunidades virtuais. 
Tendo em conta este grande interesse dos jovens pelas redes sociais para troca e partilha de informações, muitas das instituições da educação passaram a aderir o uso destas redes como forma de melhorar a qualidade de Educação e complementar a educação formal. Isto porque os alunos ao trocarem informações, partilharem videos ou outro tipo de documentos, não só estão a aumentar os seus conhecimentos como também estão a desenvolver as suas habilidades técnicas, sociais, comunicativas e pessoais.
No contexto da Educação online não poderia ser diferente pois, os professores fazem o usos destas para o esclarecimento de dúvidas, postar informações úteis, lembretes de atividades. Ou seja, as redes sociais não só servem para trocar informações sobre política, económia, eventos, notícias entre outras. Mas também podem ser usadas como ferramentas do processo de ensino-aprendizagem.
Neste presente artigo vai-se  abordar sobre o uso das redes sociais(facebook e twitter) como ferramentas do processo de ensino-aprendizagem.

2.Contextualização
Segundo Capobianco (2010) citado por Carita et all(2011), as tecnologias de informação e comunicação (TIC) oferece recursos para favorecer e enriquecer as aplicações e os processos, principalmente a área de educação. Ainda na perspetiva de Capobianco, pode-se verificar que as tecnologias de informação e comunicação só vem a favorecer o processo de ensino-aprendizagem, visto que através deles os alunos participam ativamente na troca de informação. Outro fator que é a troca e partilha de informação ocorre de uma forma rápida e imediata, o que leva ao interesse e motivação por parte dos alunos.
As redes sociais auxiliam o professor no uso de novas ferramentas e estratégias de ensino que facilitam a aprendizagem.
Segundo Silva e Cogo (2007), citado por Carita (2011), essas tecnologias estão transformando as maneiras de ensinar e aprender, oferecendo maior versatilidade, interatividade e flexibilidade de tempo e de espaço no processo educacional.

3.Redes sociais no ensino online
O ensino online tem vindo a evoluir a cada dia que passa e as redes sociais são muitas vezes usadas para a troca de informações, comunicação de eventos, divulgação de notícias ou outras atividades relacionadas com o assunto em questão. Mas aqui vamos abordar  o facebook e twitter.
Lorenzo(2013, p. 20) op.cit Leka & Grinkraut, a rede social é uma das formas de representação dos relacionamentos afetivos ou profissionais dos seres entre si, em forma de rede ou comunidade. Ela pode ser responsável pelo compartilhamento de ideias, informações e interesses. 
Segundo Cardozo (2008) e Recuero (2009c) op.cit Reinert(2010), redes sociais são representações de um conjunto de participantes, já redes sociais virtuais são as relações entre os indivíduos mediadas por computadores, ou seja, o computador é o veículo para a comunicação. Com isso, tais sistemas de redes se limitam por meio das interações sociais, com o objetivo de conectar as pessoas, propiciando sua comunicação e tecendo laços sociais.
Esses novos instrumentos vem ampliando a interatividade e a flexibilidade de tempo no processo educacional, por isso é possível fazer uso das redes sociais para contribuir no processo de ensino-aprendizagem (Silva & Cogo, 2007).
Por outras palavras, o uso das redes sociais para além de criar interatividade entre o professor-aluno e aluno-aluno ela contribui para o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem.

3.1.O facebook e as suas vantagens
O Facebook é uma mídia social que foi criada  por Mark Zuckerberg em 2004, com o objectivo  de criar interação e compartilhamento de informações e imagens pelas pessoas.
 Segundo Fernandes (2011) op.cit Juliani et all (2012), o Facebook pode ser explorado como ferramenta pedagógica importante, principalmente na promoção da colaboração no processo educativo, e ainda, permite a construção crítica e reflexiva de informação e conhecimento.
O facebook como uma ferramenta das redes sociais oferece as seguintes vantagens:
a) Centraliza informações que permitem ao usuário navegar e buscar várias informações sem sair da página;
b) Pode ser acessado por computador, tablet ou telemóvel com acesso a internet recebendo conteúdos via mensagem;
c) Tem diversos aplicativos que podem ser usados por alunos tais como o Notely e o Study Groups e pelos professores o Mathmatical formules e o World Cat. Estes aplicativos auxiliam na interação entre o aluno-aluno e aluno-professor como também oferece opções de busca, dicas de aprendizagem e organização.

3.2.O twitter e as suas vantagens
O Twitter é um serviço online de microblogging, sendo que o usuário deve responde a simples pergunta “O que está acontecendo” (What’s happening?) em no máximo 140 caracteres, assim ele pode expor opinião, debater, comentar e fazer publicidade. É uma rede de informações em tempo real (TWITTER, 2011).
Segundo Lorenzo (2013) op.cit Leka & Grinkraut(s/d), o Twitter é uma rede social que permite interação, por meio da conexão, com qualquer pessoa no mundo, sejam elas conhecidas ou não.
O twitter como uma ferramenta das redes sociais oferece as seguintes vantagens:
a) Permite a ligação de vários usuários através de uma rede;
b) Tem a capacidade de transmissão de mensagem em tempo real a partir de uma lista de atualizações chamada timeline, onde todos os seguidores podem ter acesso e responder a mensagem;
c) A concentração de informações, facilidade de troca de dados permitem a discussão online em tempo real. Isto permite ao professor passar atividades, temas de discussão, conteúdos para download e receber as dúvidas dos alunos.

Lorenzo (2013) op.cit Leka & Grinkraut(s/d), destaca alguns pontos positivos sobre o uso do Twitter, enquanto ferramenta educacional, tais como: pode torna-se um recurso para avaliação, de opinião ou pesquisa; promoção de debates; compartilhamentos de vídeos; desperta o senso crítico, criativo e sintético dos alunos; obtenção de informações úteis, como datas importantes, por exemplo; os professores tornam-se mais acessíveis, os alunos mais tímidos podem se expressar, os professores podem obter feedback das aulas. Porém, segundo o autor, deve-se estar atento a alguns contratempos que podem ocorrer, caso essa interação não seja bem planejada e orientada, como por exemplo, banalização das conversas, disseminação de boatos e dispersão durante as aulas.

4.Implicações do uso das redes sociais como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem
As redes sociais devem ser usadas de forma adequada pelos alunos para garantir uma aprendizagem positiva, mas para isso depende muito da forma como o professor conduz o processo.
Um dos grandes desafios do uso das redes sociais são as habilidades técnicas que os professores e os alunos devem adquirir, bem como a forma como se devem comportar e se relacionarem nas redes sociais.
Para Moran (2000) citado por Reinert et all(2010), as ferramentas utilizadas no aprendizado também se multiplicaram e uma das alterações relevantes é a utilização da internet como um espaço para o desenvolvimento do aprendizado do aluno.
Segundo Vygotsky(citado por Rego,2010), o desenvolvimento cognitivo ocorre dentro de um determinado contexto social e que o indivíduo constroi conhecimento com a colaboração e interação com o ambiente e com os seus pares.
Olhando nesta perspetiva de Vygotsky pode-se  afirmar que o indivíduo ao interagir e colaborar com os colegas e professores a partir das redes sociais, acaba por desenvolver não só no aspecto cognitivo mas também o social e pessoal.
Para Moran(2000,p.23),”Aprendemos melhor quando vivenciamos, experimentamos, sentimos. Aprendemos quando relacionamos, estabelecendo vínculos, laços entre o que estava a solta, caótico, disperso, integrando-o em um novo contexto, dando-lhes significado, encontrando um novo sentido.”
Em suma, diriamos que os alunos ao experimentarem coisas novas nas redes sociais, trocam experiências, partilhando e colaborando, criam laços fortes e desenvolvem uma comunidade virtual de acordo com os seus interesses e afinidades, que os leva ao desenvolvimento integral.
Kenski (2007) citado por Reinert at all (2010), afirma que a utilização das tecnologias na educação pode proporcionar a socialização de inovação, propocionando novas mediações entre o ensino do professor, o aprendizado dos alunos e os conteúdos abordados.
Segundo Jӓrvelӓ (2006) citado por Reinert et all(2010), as TICs podem aumentar a autenticidade e o interesse, podem construir comunidades entre diferentes escolas, professores e grupos colaborativos; podem ajudar a compartilhar projetos entre estudantes com conhecimentos diferentes; podem ainda, facilitar a utilização de modelos orientados de investigação e resolução de problemas com suporte a tecnologia para melhorar a aprender a aprender; e por fim podem oferecer maneiras que possibilitem a interação em diferentes contextos de aprendizagem.
O uso de redes sociais no processo de ensino-aprendizagem, em contexto online trás implicações positivas para o aluno e o professor se estas forem usadas de forma adequada. Para isso, é necessário que o professor e a própria instituição definam regras para que o usos destas seja feita de forma correta.
Segundo Bohn( 2009, p.01) op.cit Araújo(s/d), assim como as ferramentas da Web 2.0, as redes sociais oferecem um imenso potencial pedagógico. Elas possibilitam o estudo em grupo, troca de conhecimento e aprendizagem colaborativa. Uma das ferramentas de comunicação existentes em quase todas as redes sociais são os fóruns de discussão. Os membros podem abrir um novo tópico e interagir com outros membros compartilhando idéias(...)Enfim, com tanta tecnologia e ferramentas gratuitas disponibilizadas na Web, cabe ao professor o papel de saber utilizá-las para atrair o interesse dos jovens no uso dessas redes sociais favorecendo a sua própria aprendizagem de forma coletiva e interativa.
Em suma, as redes sociais quando usadas de forma positiva desenvolvem a interação entre o professor e alunos e torna a aula mais dinâmica bem como desenvolve a autonomia do aluno.

  5.Limitações do Uso das redes sociais no processo de ensino-aprendizagem
Uma das limitações que pode ocorrer quando se usa as redes sociais como ferramenta do processo de ensino-aprendizagem, é que a falta de uma proposta pedagógica da utilização destas na educação é que pode fazer com que os alunos usem de forma errada. Outro aspecto é que os alunos podem não saber selecionar conteúdos adequados ou até podem postar conteúdos inadequados.
Outra limitação é que os usuários ficam com as suas informações pessoais expostas que pode tirar a privacidade deles, principalmente se a rede for externa e a escola não tiver o controle dela.
Outra limitação é que nas atividades pedagógicas se o professor não for eficaz ao acompanhar as atividades colocadas nas redes pelos alunos, correm o risco de postar informações inadequadas.

6.Metodologia usada nos estudos

Para a realização deste trabalho, foi aplicada o método de análise bibliográfica de alguns artigos de pesquisa já publicados.
 Foi feita análise de alguns artigos relacionados com a temática em estudo para a conclusão deste artigo.

7.Resultados obtidos nos estudos

Analizando os artigos publicados podemos afirmar que as redes sociais são ferramentas úteis para o processo de ensino-aprendizagem, mas quando são usadas de forma adequada. Pois, se usarmos de forma adequada desenvolve no aluno assim como no professor habilidades técnicas, cognitivas, sociais e pessoais
Mas quando estas são usadas de uma forma inadequada, sem um plano pedagógico que define as regras de como devem ser usadas, o que postar e como postar pode levar aos alunos ao erro, a postar informações inadequadas como também levar a falta de ética em relação a postagem de informações.


8.Conclusões/ Considerações Finais
Analisando o levantamento bibliográfico desta temática podemos concluir que as redes sociais são ferramentas úteis para o processo de ensino-aprendizagem. Pois, com uma aplicação correta destas ferramentas (facebook e twitter) podemos garantir uma aprendizagem positiva.
Para que a aprendizagem ocorra de forma positiva a partir das redes sociais é preciso que o professor apresente um plano pedagógico que defina os critérios do uso das redes sociais como ferramenta do processo de ensino-aprendizagem apresentando como aspectos principais a responsabilidade, ética e postura na seleção e postagem de informações.
Estamos numa era de globalização, onde há necessidade de acompanhar a evolução da sociedades e das TICs. Pois, os nossos alunos são da geração dos nativos digitais, que estão a maior parte do tempo ligados as redes sociais, e uma das formas de colocar os alunos bem motivados é usar como ferramentas do processo de ensino-aprendizagem as redes sociais que são ferramentas que eles já estão familiarizados e onde passam a maior parte do tempo.


Referência Bibliográfica

Araújo, Verônica D.L.(2010), O impacto das redes sociais no processo de ensino e aprendizagem. Recuperado em:https://www.ufpe.br/nehte/simposio/anais/Anais-Hipertexto-2010/Veronica-Danieli-Araujo.pdf

Alencar, Gersica et all(),Facebook como Plataforma de Ensino/Aprendizagem: o que dizem os Professores  e Alunos do IFSertão – PE. Recuperado em:  http://eft.educom.pt/index.php/eft/article/view/321

Caritá, E.C.et all(2011), Uso de redes sociais no processo ensinoaprendizagem: avaliação de suas características. Recuperado em:http://www.abed.org.br/congresso2011/cd/61.pdf

Juliani,Douglas et all(2012), Utilização das redes sociais na educação: guia para o uso do Facebook em uma instituição de ensino superior.  Recuperado em: http://www.cinted.ufrgs.br/ciclo20/artigos/10b-douglas.pdf

Leka, Aline Regis & Grinkraut, Melanie(s/d) A utilização das redes sociais na educação superior . recuperado em:http://mackenzie.br/fileadmin/Graduacao/CCH/primus_vitam/primus_7/aline.pdf

Reinert, Maurício et all(2010),Rede Social como ferramenta de ensino-aprendizagem em sala de aula. Recuperado em: http://www.anpad.org.br/admin/pdf/epq2175.pdf