MY PLE

Temática II - Personal Learning Environment (Ambiente de Aprendizagem Virtual)



Este trabalho é resultado de uma tarefa da UC-Pedagogia do E-Learning, que procura apresentar um esquema de um PLE a partir da minha perceção pessoal.
O trabalho procura explicar as formas como criamos o nosso PLE a partir de uma aprendizagem formal ou informal que torna o individuo autónomo de sua aprendizagem e ao mesmo tempo faz com que ele interaja, colabore e partilhe as suas experiências e informações com os outros.

Segundo Ron Lubensky (18-12-2006), um Personal Learning Environment - Ambiente Pessoal de Aprendizagem (PLE) é uma facilidade para um indivíduo para o acesso, agregar, configurar e manipular artefatos digitais das suas experiências de aprendizagem em curso.



PLE VS LMS

o PLE é um ambiente onde o aprendente tem dominio do que aprende e o LMS simplificam e ajudam na estruturação dos conteúdos, realização de tarefas e actividades, participação de grupo em comunidade como também permite ao mesmo tempo gerir ao mesmo tempos professores e tutores por parte da própria instituição.
No PLE a disponibilização dos conteúdos é por tempo indeterminado e nos LMS é actualizado regularmente.


Um PLE deve apresentar as seguintes características para se tornar mais desejável:
Enfoque na coordenação das conexões – entre utilizadores e serviços oferecidos por organizações e outros indivíduos;
Relações simétricas – onde qualquer utilizador pode usar ou publicar recursos através de um serviço;
Contexto individualizado – não haverá uma experiência homogênea de um contexto fora do âmbito de sistemas fechados, pois os utilizadores podem reorganizar a informação no contexto;
Boa interoperabilidade – da perspectiva do PLE, a capacidade de estabelecer conexões é crucial, pelo que o suporte a diferentes Standards é um aspecto fundamental;
Uma cultura de conteúdos abertos e de remistura – partilha de recursos, na busca de uma construção partilhada de conhecimento;
Âmbito pessoal e global – deve operar no nível pessoal, coordenando serviços e informação diretamente relacionados com o utilizador.



Neste trabalho, procurei fazer um esquema do meu PLE, apresentando um diagrama simples a partir do que entendo sobre ele.
O esquema mostra como organizo o meu PLE.
Este é o endereço para acessar o diagrama visual

https://cacoo.com/diagrams/tkFB50jpflTtm32s

Sem comentários:

Enviar um comentário