sexta-feira, 2 de maio de 2014

Personal Learning Environment

UC: Pedagogia do E-Learning Professor: José Mota Nome: Paula Cristina Castelo Perú Estudante nº: 1302672 Temática II – Personal Learning Environment (Ambiente Pessoal de Aprendizagem) Personal Learning Environment 1. O conceito de Personal Learning Environment(Ambiente Pessoal de Aprendizagem)-PLE A noção de PLE surgiu como resposta às restrições técnicas e políticas que foram impostas pelos AVAs e LMS’s nos seus ambientes educacionais e de trabalho, que são percebidos como limitadores das opções pessoais de aprendizagem . Segundo Ron Lubensky (18-12-2006), um Personal Learning Environment - Ambiente Pessoal de Aprendizagem (PLE) é uma facilidade para um indivíduo para o acesso, agregar, configurar e manipular artefatos digitais das suas experiências de aprendizagem em curso. Os PLE (Personal Learning Environment - Ambiente Pessoal de Aprendizagem) são recursos que pretendem ajudar o aprendente a ter o controlo e a gerir a sua aprendizagem. Para melhor compreensão desse conceito, deve-se ter como referência os conceitos de aprendizagem ao longo da vida e a aprendizagem informal que servem de suporte para melhor compreensão do conceito PLE. Attwell (2007a) refere que um PLE não é uma aplicação, mas antes uma nova aproximação ao uso das novas tecnologias na aprendizagem. O argumento para a sua utilização não é técnico, mas sim filosófico, ético e pedagógico. Um PLE proporciona ao aprendente um espaço pessoal sob seu controlo que possibilita o desenvolvimento e partilha das suas opiniões. Os PLE ajudam o indivíduo a organizar o seu processo de aprendizagem e a crescer como indivíduo tanto de forma educacional como profissional, pois, a sua aprendizagem pode ocorrer de forma informal ou formal e em qualquer contexto desde que ele tenha acesso a Web. Perspectivas do PLE Uma das perspectivas do PLE é de aumentar as condições de aprendizagem em muitos programas e serviços da web nas instituições de ensino e de trabalho. Desenvolver no indivíduo a capacidade de controlar e partilhar a sua aprendizagem no seu ambiente de trabalho. Outra perspectiva do PLE é poder inovar as pedagogias atuais e promover no aprendente competências de autonomia e organização individual. Relevância do PLE A aprendizagem através de um PLE permite dirigir a própria aprendizagem tal como ela ocorre com a aprendizagem informal, conectando informação de diversas fontes, informação que chegam filtrada e comentada a partir da comunidade que o indivíduo participa. Ela permite colaborar e partilhar informação com as pessoas independentemente do lugar que se encontram. O PLE, não só permite a aprendizagem informal como também a aprendizagem formal e pode servir para a aprendizagem no local de trabalho e o desenvolvimento de experiências no campo profissional. O PLE pode estimular o desenvolvimento de instrumentos de auto-orientação e dá preferência a estratégias de aprendizagem descentralizadas das instituições de educação. 2. Desenvolvimento e utilização do PLE para a aprendizagem em rede Ao desenvolver-se um PLE como aplicação, deve-se ter em conta uma configuração fácil que permita o uso de aplicações e ferramentas pessoais. Ou seja, deve ser uma aplicação com facilidade de uso e de acesso a serviços, aplicações e funcionalidades que esteja ao alcance de um utilizador comum. Um PLE deve apresentar as seguintes características para se tornar mais desejável: Enfoque na coordenação das conexões – entre utilizadores e serviços oferecidos por organizações e outros indivíduos; Relações simétricas – onde qualquer utilizador pode usar ou publicar recursos através de um serviço; Contexto individualizado – não haverá uma experiência homogênea de um contexto fora do âmbito de sistemas fechados, pois os utilizadores podem reorganizar a informação no contexto; Boa interoperabilidade – da perspectiva do PLE, a capacidade de estabelecer conexões é crucial, pelo que o suporte a diferentes Standards é um aspecto fundamental; Uma cultura de conteúdos abertos e de remistura – partilha de recursos, na busca de uma construção partilhada de conhecimento; Âmbito pessoal e global – deve operar no nível pessoal, coordenando serviços e informação diretamente relacionados com o utilizador. Bibliografia utilizada http://orfeu.org/weblearning20/5_2_def_caract_representacoes http//sfl.pro.br/eportifolio/configurando-um-ple-parte-i http://www.deliberations.com.au/2006/12/present-and-future-of-personal-learning.html http://www.scribd.com/doc/55952337/PLE-%E2%80%93-Ambientes-Pessoais-de-Aprendizagem http://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/7686/1/ulfpie042963_tm.pdf

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